Páginas

domingo, 8 de março de 2009

Notícias antigas: O começo do medo da pirataria

Inaugurando nova seção no blog: notícias antigas.

Essa, do ano 2000, já mostrava a preocupação com o download de música na internet. E pensar que a velocidade de navegação mais rápida na época era, pelo menos no Brasil, a do modem 56Kbps.

=======================
Pirataria na Net ameaça indústria fonográfica

Sexta, 03 de março de 2000, 10h05min
LONDRES - Os piratas da Internet são a nova grande ameaça para a indústria fonográfica, afirmou Jay Berman, chefe de uma organização de proteção ao setor, nesta sexta-feira.

Os piratas estão pilhando livremente a indústria de 38 bilhões de dólares, custando às gravadoras e aos artistas cerca de 4,5 bilhões de dólares por ano, principalmente em CDs falsificados.

"Para os artistas, a Internet é uma enorme oportunidade de atingir o público fiel, mas, ao mesmo, tempo, eles querem ser pagos", disse Berman, chairman da IFPI, uma organização internacional de comércio da indústria fonográfica que está exigindo urgentemente do governo um aperto nas leis de direitos autorais.

"É possível dizer que há cerca de um milhão de faixas não autorizadas circulando na Internet. No ciberespaço, não temos a menor idéia de quantas pessoas estão acessando essas faixas. O tamanho do problema é incrível", afirmou.

No dia em que as gravadoras do Reino Unido reúnem-se para a cerimônia de premiação anual Brit Awards, Berman fez um apelo para os popstars: "Falem. É sua carreira em jogo." E os artistas ouviram.

O compositor francês Jean-Michel Jarre juntou-se ao grupo pop irlandês The Coors num movimento pela criação de leis mais severas no parlamento europeu. Cantores britânicos incluindo as Spice Girls e Robbie Willians assinaram a petição.

O IFPI está em campanha no mundo todo pedindo aos governos a adesão às leis de direitos autores, já que a pirataria no ciberespaço não conhece fronteiras.

"Fomos bem-sucedidos nos EUA, eles têm uma lei adequada. No resto do mundo, estamos a meio caminho de alcançar o número de 30 países necessário para efetivar tratados internacionais", disse.

==========================
Fonte: Zaz (futuro Terra)

Nenhum comentário: