Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Yahoo e Google: O nascimento.



Alguns hobbies seguem uma vida própria, outros mudam o mundo. Em 1994 os estudantes PhD da Universidade de Stanford, Jerry Yang e David Filo, postaram na Web uma lista, contendo seus sites favoritos da rede. O nome original dessa lista era “O Guia para a World Wide Web de Jerry e David”. Em abril daquele ano, o nome foi reformulado para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” ou Yahoo.

O Yahoo representa a primeira tentativa de catalogar a web, oferecendo listas de diretórios de quaisquer sites que fossem interessantes. Quando a cobertura exaustiva tornou-se impossível, o Yahoo renasceu como portal combinando o diretório com busca, notícias, mensagens instantâneas, e-mail, hospedagem de fotos, listas de empregos e muitos outros serviços. Enquanto outros portais como Lycos e Excite foram fechados ou comprados, o Yahoo
continuou sua expansão. Apesar de o Yahoo ter sido ultrapassado pelo gigante das buscas, Google, muitos outros momentos memoráveis devem ser alcançados no futuro com o co-fundador, Jerry Yang, no comando.




Em 1995, quando os co-fundadores Sergey Brin e Larry Page se encontraram na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, eles não se gostavam muito. Mas em janeiro de 1996 estavam colaborando com o BackRub, um projeto de graduação para a análise de como os links poderiam ser usados para aprimorar resultados de buscas.

No início de 1998, a dupla montou um data center no dormitório de Larry e começou a vender o conceito do BackRub. (Uma das primeiras pessoas a recusar a oferta foi David Filo, do Yahoo, que provavelmente deve estar se lamentando até agora.)

Em setembro de 1998, quando o Google Inc. abriu sua operação dentro de uma garagem do vale do Silício, a web ingressou em uma segunda fase.

==
Fonte: O Boteco da net

Nenhum comentário: